Brasil

Brasil

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

POLÍCIA FEDERAL REALIZA GRANDE OPERAÇÃO DE ERRADICAÇÃO DE MACONHA

Na última semana, a Polícia Federal promoveu uma extensa operação de combate ao tráfico de drogas no Sertão de Pernambuco, resultando na erradicação de aproximadamente 335 mil pés de maconha distribuídos em 59 plantios nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada. Além dessas localidades, ações também foram realizadas em regiões dos estados da Paraíba, na cidade de Manaíra, e do Piauí.

A operação aconteceu entre os dias 31 de julho e 8 de agosto e faz parte das ações da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), órgão central da Polícia Federal em Brasília, em parceria com a Superintendência Regional de Pernambuco. O objetivo principal foi reduzir a produção e oferta de drogas na região, contribuindo para enfraquecer as organizações criminosas que atuam na área.

Se os plantios fossem colhidos e processados, a estimativa é de que gerariam cerca de 112 toneladas de maconha prontas para o consumo. A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo as polícias civil e militar de Pernambuco, Polícia Civil da Paraíba, Corpo de Bombeiros e o Grupo Tático Aéreo (GTA), que realizou incursões aéreas, terrestres e fluviais, utilizando até botes infláveis para o combate às áreas de cultivo ilícito.

A Polícia Federal mantém monitoramento constante do ciclo produtivo da cannabis, buscando impedir a secagem, armazenamento e venda da droga, de modo a reduzir a circulação e o abastecimento nos pontos de venda, o que impacta diretamente na diminuição da criminalidade relacionada ao tráfico, como homicídios, roubos e disputas por território.

Dados de operações anteriores reforçam o esforço contínuo das forças de segurança na luta contra o tráfico de drogas: em 2022, foram erradicados cerca de 1,6 milhão de pés de maconha, impedindo a circulação de aproximadamente 320 toneladas de drogas; em 2023, aproximadamente 618 mil pés foram destruídos, bloqueando o ingresso de 124 toneladas de entorpecentes; e, em 2024, já foram erradicados cerca de 1,37 milhão de pés, evitando que aproximadamente 475 toneladas de drogas chegassem às ruas.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso de combater o tráfico de drogas na região, atuando em parceria com as demais forças de segurança para garantir a segurança da população e reduzir a violência relacionada às organizações criminosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário