
Com seu projeto sobre a criação do “PRONAPE”, Programa Nacional Preparatório para o ENEM, no âmbito nacional para alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas, Adeilson Alves da Silva de 16 anos viajou no último dia 21 de setembro a Brasília para vivenciar a vida de um parlamentar. 2.079 projetos inscritos no Brasil, dentre 256 de Pernambuco apenas 4 foram selecionados.
Participou de palestras, workshops, e um world café a fim de se distanciar um pouco dos trabalhos e conhecer o local, onde também oportunizou a apresentação de uma orquestra sinfônica no Teatro Nacional Cláudio Santoro. Durante toda a quarta-feira elaboraram os pareceres e na quinta, apresentações dos projetos e debates nas comissões temáticas. Na comissão de Adeilson, ficaram 22 pessoas cujos projetos eram grandiosos, mas a regra é apenas 1 PL(projeto de lei) de cada comissão.

Na sexta, uma plenária final em que os 5 projetos foram votados e discutidos novamente com todos os 78 jovens participantes. Os critérios de escolha das PL’s eram estabelecidos pelos próprios jovens parlamentares, de maneira que os selecionados para ir a Brasília estavam passando pelo mesmo processo de um deputado. Na plenária final, tinham tempo definido com 5 minutos para cada parlamentar defender o seu projeto, o relator tinha 3 minutos e ainda mais 3 pessoas se inscreviam para comentar o PL durante 3 minutos cada.

Foram aprovados 4 projetos de cada comissão e outro do colégio de líderes. Todos os projetos relatados foram analisados e inseridos no parecer dos seguintes fatores: constitucionalidade, juridicidade e mérito, além de questão financeira e orçamentária.

Adeilson descreveu que com o PJB surgiu um interesse maior quanto a política e ao processo legislativo, percebendo a existência de uma grande dificuldade de se conseguir consenso entre os paramentares. “O mesmo ocorre com os deputados, onde cada partido tem uma ideologia diferente, ocasionando diferenças de ideias, e muitos projetos de lei bons ficam de escanteio”, finalizou.
Após as provas, a gestora da Escola Jornalista Manoel Amaral disponibilizará um espaço para que o estudante possa palestrar sobre sua experiência com o intuito de incentivar os demais colegas e ampliar seus conhecimentos.

Fotos: Gabriela Korossy/ Luis Macedo/ Câmara de Deputados Arquivo pessoal de Adeilson Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário