
O levantamento do governo do estado revela, ainda, outro dado alarmante: 719 motociclistas morreram no trânsito em 2015, o que representa 42% das mortes registradas. Ao todo, foram 1.705 óbitos no ano passado. Em 2014, 820 acidentes resultaram na morte de, pelo menos, um motociclista. A redução foi de 12,3%.
Para diminuir esses números, o governo do estado criou, em 2011, o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), que reúne 19 entidades para traçar estratégias de combate a esse tipo de ocorrência. Segundo o presidente do órgão, João Veiga, apesar da diminuição no número de casos, os riscos continuam muito altos.
“A gravidade desses acidentes piorou muito. Muito paciente com traumatismo crânio-encefálico e muito paciente com lesões ósseas com lesão vascular associada. Então, hoje a gente tem um paciente extremamente grave, até um paciente que morre mais ou tem mais sequelas”, revela.
O representante do Cepam informou, ainda, que 11% dos pacientes internados nos hospitais Getúlio Vargas, Otávio de Freitas e da Restauração, no Recife, e que foram vítimas de acidentes com motos precisam ter algum membro amputado. “É um paciente extremamente caro para a seguridade social e para a saúde”, avalia João Veiga.
Foi o que aconteceu com a dona de casa Rose da Silva, de 44 anos. No início do mês, após tentar ultrapassar um carro, acabou perdendo a perna direita. “Foi terrível. Eu fazendo, com todo o vigor, fazendo meus cursos para viver bem. Quando eu vejo, me encontro em cima de uma cama dessas”, afirma.
O agente de fiscalização do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) Heliópolis Amorim afirma que o órgão tem investido no monitoramento do tráfego das cidades. “Os tipos de infrações cometidas são os mais diversos. Da falta do uso do equipamento de segurança, o capacete, ao uso de calçado inadequado”, alerta.
Blitz
Para marcar a data, o Detran promove, nesta quarta-feira, uma blitz educativa na Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Olinda-Boa Viagem, nas proximidades da Avenida Norte, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. A ação comemorativa acontece das 10h às 11h30 e, depois, das 14h às 15h30.
As atividades são conduzidas pela Turma do Fom-Fom e pelos agentes do Programa de Educação de Trânsito e contam com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito do estado (BPTran), Operação Lei Seca, Fenacor e DPVAT, Honda e Universidade de Pernambuco (UPE).
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário