Brasil

Brasil

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Assembleia Legislativa aprova pacote de bondades de Paulo Câmara para PM

Nesta quarta, no Plenário da Assembleia, depois que as Comissões de Justiça, de Finanças e de Administração Pública aprovaram de manhã as proposições em favor dos PMs e civis, de tarde, os deputados estaduais foram céleres em aprovar as matérias, de autoria do Poder Executivo, que tramitam em regime de urgência. Entre elas, a instituição da Gratificação Pacto pela Vida, do Prêmio de Defesa Social, de bônus pecuniário para policiais civis e militares, além de assuntos administrativos do setor de segurança pública. A Gratificação Pacto pela Vida é destinada a incentivar policiais civis ou militares pela boa produtividade. Atos como apreensão de drogas, investigação que resulte em expedição do mandado de prisão ou de busca e apreensão de menor infrator, entre outras operações, podem ser gratificadas.

O líder do Governo na Assembleia, Waldemar Borges, do PSB, salientou que oposicionistas e governistas superaram divergências para aprovar os projetos. Sobre a premiação policial por apreensão de drogas, ele destacou a preocupação do Estado em conter o avanço do crack. Borges também concordou em aprofundar o debate, mas lembrou que a violência é um problema complexo e o Governo enfrenta a questão com pesados investimentos em educação.

O líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho, do PTB, propôs visita aos secretários estaduais para aprofundar a discussão sobre as medidas. Ele acredita que os avanços para a categoria são importantes. Mas o parlamentar afirmou que os problemas da área são de difícil solução, e exigem maior diálogo com o Governo.

O deputado Joel da Harpa, do PROS, afirmou que a grande maioria do segmento presta excelente serviço à população, apesar dos casos pontuais de ocorrências forjadas. Odacy Amorim, do PT, agradeceu ao Executivo estadual por melhorar a situação da categoria, criando condições de crescimento na carreira policial.

As matérias foram discutidas nas reuniões de instalação dos colegiados, logo após a eleição que reconduziu a deputada Raquel Lyra, do PSB, à Presidência da Comissão de Justiça e o deputado Clodoaldo Magalhães, também do PSB, na direção da Comissão de Finanças. Ângelo Ferreira, do PSB, é vice-presidente de Justiça, e Lucas Ramos, do PSB, ocupa o mesmo cargo em Finanças.

Raquel Lyra agradeceu a confiança para uma nova gestão à frente do colegiado e ressaltou que no grupo serão discutidos importantes assuntos para a vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário