
Com o tema: Consolidar o SUAS de vez até 2026 a VIII Conferência Municipal de Assistência Social é uma arquitetura de controle social para aprimorar as políticas públicas do setor. Realizado nas dependências do Centro de Convivência de Idosos na Cohab nesta manhã de sexta-feira, 10 de julho, todos serviços e organizações ligadas à pasta participaram.
No início, o prefeito Rossine Blésmany, secretários, alguns vereadores e a secretária de assistência social, Marconeide Félix prestigiaram as apresentações da Banda da Escola Dom Expedito Lopes com alunos da Educação Inclusiva. Em seguida, como representante da sociedade civil o missionário Sidney lembrou a importância da valorização da família para a consolidação do Sistema Único da Assistência Social. O momento também contou com a apresentação de 7 alunos da oficina de violão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Adolescente.


Dada a abertura pela presidente do CMAS Luciana Melo, a assistente social convidada Gorete Ferro ministrou a palestra sobre as prioridades e metas do serviço para manter e ampliar os recursos enviados à assistência social, que são exigidos pela União. Relembrando que esta Conferência é resultado das pré-conferências realizadas pelo CRAS, CREAS e Casa Lar, por exemplo, e antecedem a conferência estadual e federal.


O foco dos grupos é formular as propostas a serem defendidas na plenária final e discutir o pacto da assistência que é revisado a cada quatro anos, e o plano decenal que visa garantir o SUAS até 2026.O primeiro passo é implantar a lei municipal do SUAS, e distribuir os papéis do governo e da sociedade civil a fim de contribuir com o processo de mudança dos lajedenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário