
Através do programa do Governo Federal chamado Agricultura Familiar, 23 famílias produtoras rurais de Lajedo contribuem para a merenda escolar dos estudantes, cujos alimentos tornam-se fonte de renda também para os agricultores. A família do campo produz, e vende o produto à Secretaria de Educação que por sua vez transforma o alimento no cardápio composto pelos nutrientes necessários para o sustento dos mais de 11 mil alunos da rede pública municipal. O FNDE preconiza que 30% do recurso da Educação seja destinado ao comércio local.


O selo que dá permissão para comercialização é dado pela Vigilância Sanitária do município. A quantidade de frutas, verduras e legumes são solicitadas pelas nutricionistas mensalmente, e a entrega feita pelo agricultor semanalmente.
Atualmente, a Secretaria de Agricultura busca conquistar a autorização da ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco para que os produtores rurais da Agricultura Familiar possam comercializar outros gêneros alimentícios como cereais e queijos, visto que por enquanto, o comércio de carnes no município está impossibilitado pelas obras do Abatedouro Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário