Brasil

Brasil

quarta-feira, 27 de maio de 2020

SOLICITAÇÃO DE SEGURO DESEMPREGO EM PERNAMBUCO DISPARA NO MÊS DE ABRIL


Os dados de pedidos do seguro desemprego, obtidos através do Ministério da Economia, apontam que de fato o mercado de trabalho viverá um período dramático. Em abril, mês em que o Estado de Pernambuco passou totalmente pela quarentena, aponta uma elevação significativa, desdobramento negativo do fechamento dos estabelecimentos não essenciais e a prova de que o setor produtivo precisa neste momento de políticas para continuar vivo.

Estima-se que praticamente 60% do comércio pernambucano, setor que emprega de maneira formal em torno de 300 mil pessoas no Estado, representando quase 20% de toda a mão de obra empregada com carteira assinada, tenha sido afetado pelo decreto de restrição do Governo Estadual.

Mesmo com a não divulgação do acompanhamento do emprego formal, realizado pelo Ministério da Economia através do Caged, pode-se verificar a dinâmica negativa através dos dados de pedidos do seguro desemprego. Dados estes que, apesar de não possibilitar uma análise por tido de setor ou segmento, aponta de maneira geral para o fato de que o mercado de trabalho passa por um período dramático e com possibilidade de piora nos próximos meses, caso exista a manutenção do fechamento dos estabelecimentos não essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário