Brasil

Brasil

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

TCE ALERTA DEZ MUNICÍPIOS DE PE POR EXCEDER GASTOS COM FOLHA DE PESSOAL

Dez municípios de Pernambuco receberam um alerta do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por comprometer o orçamento com o pagamento da folha acima do que é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ao todo, são sete municípios do Agreste, dois do Sertão e um da Mata Sul que receberam a advertência na quarta-feira (24).

A reportagem do G1 entrou em contato com as prefeituras por e-mail, mas até o momento não obteve resposta sobre os gastos com o pagamento dos servidores. A reportagem não conseguiu contato com Barra de Guabiraba, Bom Conselho e Belém de Maria - as ligações não foram atendidas.

De acordo com a assessoria do TCE, a LRF permite ao município comprometer até 54% da receita com folha de pessoal. Os gastos das cidades advertidas ultrapassaram o permitido: Águas Belas (58,30%), Barra de Guabiraba (64,49%), Bom Conselho (55,33%), Sanharó (59,31%), Santa Maria do Cambucá (56,98%), Toritama (64,89%), Custódia (73,10%) e Jatobá (55,62%).

Os município de Belém de Maria e Cachoeirinha estão próximos de ultrapassar o que o órgão denomina de "limite prudencial". Os dois gastaram 51,02% e 49,17%, com folha de pagamento, respectivamente.

O conselheiro susbtituto Adriano Cisneiros, disse, por meio da assessoria, que "com esse tipo de providência o Tribunal de Contas está advertindo as prefeituras para que tomem as medidas de enxugamento que a própria lei prevê, sob pena de haver penalidades para o município e também para o próprio gestor (rejeição de contas e aplicação de multa)".

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário