Brasil

Brasil

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Saúde de Lajedo já é referência no agreste


A prefeitura de Lajedo continua trabalhando forte em relação à saúde pública, pois além dos grandes benefícios como a aquisição e ampliação de novas ambulâncias, reativação do atendimento aos pacientes com diversas áreas de especialização médica, ampliação da estrutura no hospital, entre outros, o sistema de saúde pública de Lajedo tem mais um grande avanço em pouco mais de um ano. No último dia 10 de fevereiro a Secretária de Saúde assinou o documento de autorização para a implantação de 10 leitos de retaguarda, distribuídos no hospital e na casa de parto do município. Esses leitos são estabelecidos pela portaria do Ministério da Saúde 2.809 de 07 de dezembro de 2012, que visa a organização dos Cuidados Prolongados para retaguarda à Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e demais Redes Temáticas de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o que o hospital municipal já vem fazendo desde 2013, atendendo toda a cidade e municípios vizinhos, inclusive Garanhuns.


É importante destacar que a implantação desses leitos traz a possibilidade de ampliação de especialidades de urgência, clínica médica masculina e feminina e obstetrícia, ficando para até o próximo ano a implantação de mais 4 leitos podendo atender a clínica cirúrgica ou psiquiatria, já previstos para 2015.

O valor da parceria com o Ministério da Saúde chega a R$: 98.245,83 mensais, que podem ser usados em prol dos serviços, como aquisição de equipamentos, medicamentos e insumos, além de melhoria nas instalações atuais e pagamento de servidor. “Agora é só aguardar homologação e, estabelecidas as nossas metas, que já estão no nosso plano anual de saúde, investir na melhoria dos nossos serviços de urgência e emergência. O município assume com isso uma responsabilidade maior de oferecer melhor serviço de saúde a população, inclusive de outros municípios que migram naturalmente para o hospital de Lajedo, que se tornou referência na microrregião, o que para nós é motivo de orgulho e porque não dizer, é meta de plano de governo alcançada, proposta pelo prefeito Rossine”. Comentou a secretaria de saúde, Tatiane Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário