Brasil

Brasil

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHER É REALIZADA EM LAJEDO



A Coordenadoria da Mulher de Lajedo e Jurema realizaram nessa quarta-feira (19) a Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para mulher no Centro de Convivência de Idosos. O evento proporcionado pela Secretaria de Assistência Social, formou a I Conferência de Lajedo e a II do município de Jurema. O poder Legisativo foi de extrema relevância para essa consolidação.

O evento contou com a participação da Coordenadoria da Mulher de cidades como Saloá, Jurema e Calçado, e Betânia Ribeiro coordenadoria regional do Agreste Central da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco. Todos os seguimentos apontaram uma inquietação quanto às políticas e direitos da mulher e relembraram que o Governo de Pernambuco destina 5% do FEM Mulher para investimentos como a construção da sede própria em Lajedo.


Em sua palestra, a coordenadora da Secretaria da Mulher no Agreste Meridional, Lucia Aquino discerniu a importância do eixo nacional sobre o Sistema Político com a participação feminina e igualdade, além de explicar através de números como ainda é insuficiente a cobertura dos Conselhos dos Direitos da Mulher com 3,8% no Agreste Meridional, em crescimento. “Pernambuco é número 1 em política pública para a mulher”, destacou.


Os grupos formaram uma plenária com 60% da sociedade civil, 35% poder público e 5% estadual para discutir os 4 eixos tais como: I – Financiamento da política de gênero, II Consolidação de políticas para as mulheres rurais, III – Acesso a direitos e IV – Participação, poder político e autonomia econômica. Todos eles foram discutidos, elaboradas propostas e votadas em comum às Coordenadorias de Lajedo e Jurema.

A Conferência Intermunicipal também desempenhou seu papel cultural com apresentações como a do Aluno Acácio de Oliveira com violino e flauta e o grupo de dança de Jurema com apresentações de frevo e manguebeat sob coreografia de Nina Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário