Brasil

Brasil

terça-feira, 9 de novembro de 2021

12 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS TÊM O ESTADO DE EMERGÊNCIA RECONHECIDO PELA DEFESA CIVIL NACIONAL, ENTRE OS MUNICÍPIOS ESTÃO LAJEDO, JUPI, CALÇADO E JUREMA


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (08), a situação de emergência em 15 cidades do Nordeste por desastres naturais. Deste total, 12 estão em Pernambuco e sofrem com o período de estiagem. Os municípios pernambucanos que estão nesta lista são: Agrestina, Altinho, Angelim, Calçado, Canhotinho, Cupira, Jupi, Jurema, Lajedo, Panelas, São João e São Joaquim do Monte.

Também foram reconhecidos em estado de emergência, por falta de chuvas, os municípios de Caririaçu, no Ceará, e Assunção do Piauí, no Piauí, que passam por um período de estiagem, além de Tobias Barreto, em Sergipe, atingida pela seca, uma ausência de precipitação ainda mais longa do que a estiagem.

Foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União reconhecendo o estado de emergência dos 15 municípios citados acima. Com isso, eles podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário