Brasil

Brasil

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Lajedo é destaque na região por disponibilizar transporte escolar gratuito para estudantes de graduação


O número de estudantes graduandos tem aumentado significativamente, uma vez que a facilidade para os programas integrais e parciais do governo federal dispõe de vagas para universidades públicas e privadas. Mas esse crescente número advém de alunos de cidades pequenas, como Lajedo, que não possui em seu território uma instituição de ensino superior e cursos técnicos, mas tem uma população jovem que frequenta as universidades e faculdades.

Por se tratar de uma cidade central, localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, próxima a cidades polo educacional como Garanhuns, Caruaru e Belo Jardim que têm ônibus disponível de segunda a sexta nos períodos da manhã, tarde e noite, a facilidade para o acesso a carros de lotação também existe, mas ainda é um custo alto para a maioria das famílias dos universitários. Como é o caso de Mayara, que ingressou na faculdade em 2013 no curso de Educação Física, e os pais não têm condições de mantê-la estudando em Caruaru “eu dou graças a Deus que existe esse transporte na minha cidade, e assim eu posso ir todos os dias à faculdade sem gastar”.

Desde a gestão do prefeito Rossine, em janeiro de 2013 os 1.056 lajedenses que precisam se deslocar até Belo Jardim, Caruaru e Garanhuns possuem apoio do transporte escolar gratuito, ressaltando transporte para Caetés nos finais de semana. A Prefeitura de Lajedo disponibiliza ônibus nos três turnos para as cidades de Garanhuns, Caruaru, sem que os alunos custeiem nada. A única exigência é estar matriculado e realizar o cadastro junto a Secretaria de Planejamento Estratégico, localizada no prédio da Prefeitura Municipal na Praça Joaquim Nabuco, funcionando das 7h às 13h de segunda a sexta.

Os estudantes que necessitarem desse apoio precisam levar o comprovante de matrícula e documentos pessoais para realizar o cadastro junto ao secretário Edcarlos Cordeiro que desencadeou esse serviço, catalogou e distribuiu carteirinhas de identificação para esses estudantes, ampliando o território de deslocamento dos ônibus para atender aos lajedenses que iniciam essa fase de construção do futuro para ingressar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário