quinta-feira, 3 de setembro de 2015

EM LAJEDO, MÃE CORUJA DISCUTE ÍNDICES DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO (IAP).

A Semana do Bebê Ano II também é momento propício para discussão de estratégias e índices que melhorarão o atendimento em saúde em todo município lajedense. A tarde (02) deste terceiro dia de programações reuniu na sede do programa Mais Educação (Rua João Pessoa) a equipe técnica do Canto Mãe Coruja e representantes da Educação, Assistência Social e Atenção Básica.

O tema da pauta é “Mãe Coruja: Nossos números, nossas pessoas” e a pretensão é manter atentas as profissionais envolvidas nos atendimentos básicos à população. O motivo dessa iniciativa partir do Mãe Coruja - que em Pernambuco possui 2028 cadastradas - é que o Canto possui aval do Estado como programa intersetorial de acompanhamento das gestantes cadastradas, uma vez que as técnicas auxiliam na aquisição de medicações, exames, encaminhamentos de mães em alto risco e outros serviços cuja disponibilidade só é possível graças à Atenção Básica (postos de saúde, programas EMAD, NASF, etc.).
No eixo saúde, alcançou as metas de cadastro de janeiro a julho de 2015. Foram 164 novos cadastros apenas este ano, abrangendo mães de alto risco e adolescentes com 81,7% de cobertura de vacinas como a BCG, por exemplo. Ao passo que são acompanhadas, o número de nascidos vivos no município supera a meta, tendo Lajedo cobertura de 95,4%. Outro percentual animador é o de crianças em aleitamento materno, onde de 132 acompanhadas, 64,4% são amamentadas.

No eixo educação, as mães cadastradas participam do Ciclo de Educação e Cultura seguidas por professoras com grupos na Escola Clementino Lima, Jornalista Manoel Amaral e no povoado Poço. Enquanto isso no eixo de Desenvolvimento Social, mães cadastradas estão participando de oficinas como o de boneca de pano, e são assistidas na extensão rural.

Na ocasião, portanto, foi apresentado o impacto do programa Mãe Coruja, positivamente baseado nos gráficos importados do SIS do Estado (Sistema de Informação Mãe Coruja) onde o Canto Mãe Coruja de Lajedo fortaleceu as ações integradas, melhorou a estrutura física, aumentou a cobertura nas áreas vulneráveis e formou grupo técnico de vigilância do óbito materno, infantil e fetal beneficiando as lajedenses no painel de Pernambuco.

Fotos: Vídeo Foto PJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário