
Aproximadamente 2.000 mil lajedenses estiveram na quadra do Colégio Normal durante esta manhã de quinta-feira (18) para ouvir explicações da Compesa a respeito da obra para levar água de Lajedo até a cidade de São Bento do Una. A convocação foi proposta pelo prefeito Rossine e vereadores em virtude da polêmica em torno das obras.
Esta semana, populares das comunidades rurais fizeram protestos, pois segundo o blog da prefeita de São Bento, a obra é realizada mediante parceria entre a Granja Almeida, governo municipal e Compesa. Diante do racionamento que Lajedo vem sofrendo com a crise de água, o poder executivo e legislativo descontente com as informações, procuraram o Diretor Geral da Compesa para explicar à população lajedense do que se tratava.

Na presença do poder executivo representado pelo Prefeito Rossine Blésmany e secretários, e do poder legislativo com alguns vereadores, engenheiros, coordenador, gerente regional Gilvandro Tito e Diretor Geral, Leonardo Selva afirmaram que a água de Lajedo não será utilizada por empresários, e sim para abastecer o reservatório que fornece água aos 30 mil habitantes de São Bento. Dessa forma, afirmou ainda, que Lajedo não será prejudicada, uma vez que o sistema que abastece o município lajedense e fornece atualmente 45 litros por segundo será acrescido mais 15 litros, completando os 60 litros por segundo necessários aos habitantes de Lajedo.

Garantindo verbalmente, o diretor geral da Compesa ressaltou que essas obras só são executadas mediante estudos feitos previamente. E ressaltou que apenas existe convênio de economia mista e empresa pública, referindo-se à obra entre Compesa e São Bento do Una.
Em contrapartida, a Prefeitura de Lajedo e o Poder Legislativo (Câmara de Vereadores) exigiram que a palavra dada pela direção da Compesa seja documentada, através de nova audiência pública com a presença da Promotoria de Lajedo.
Por fim, com a participação popular, o procurador do município entrará em contato com o Ministério Público para firmar com a Compesa um documento oficial informando todos os trâmites necessários a qualquer tema em administração pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário