Brasil

Brasil

quarta-feira, 13 de maio de 2015

PROGRAMA MELHOR EM CASA EM LAJEDO: COMO FUNCIONA E A MÉDIA DE ATENDIMENTOS



Em fevereiro, a Secretaria de Saúde de Lajedo inaugurou o programa Melhor em Casa com a EMAD (Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar), para acolher lajedenses que necessitam de cuidados e atendimentos em suas casas por consequência de condições físicas e psicossociais que impedem a locomoção. Lajedo é uma das cidades onde a EMAD funciona.

A equipe de profissionais da saúde, através da admissão do médico, vai construir um plano de cuidados através da análise da estrutura familiar desse paciente, e estabelecer: quadro clínico, suporte terapêutico, reabilitação, cuidados de enfermagem, cuidados paliativos. Para isso, o atendimento domiciliar será designado como de curta, média ou longa permanência. Formada por médico, fisioterapeuta e enfermeiras, a equipe se desloca através de busca ativa ou triagem de acordo com a demanda espontânea ou demanda do hospital.

Em média, consultando os documentos do programa desde sua inauguração até este mês de abril, a EMAD tem 20 pacientes admitidos, e mais de 431 atendimentos domiciliares. O processo é feito da seguinte maneira: no mês inicial foram 123 pacientes devido ao número de encaminhamentos dos postos de saúde e à procura da população que ainda não conhecia a triagem do programa. Desses, 10 foram admitidos, e 92 visitas foram realizadas. A partir do segundo mês, a demanda espontânea e a demanda do hospital diminuiu, sendo 43 na triagem e 9 admitidos. Com estes, foram 158 atendimentos.

Em abril o número de triagens foi de 35, sendo apenas 3 pacientes admitidos que realmente se encaixam nos parâmetros de admissão e necessidade do atendimento em casa. Nos últimos três meses, 3 pacientes não apresentaram melhora, chegando a óbito. Fechando o mês de abril, são 181 atendimentos domiciliares, incluindo curativos complexos e utilizando insumos especiais, sessões fisioterapêuticas, administração de medicação endovenosa e intra muscular, orientações de prevenção e promoção a saúde, e demais cuidados até a alta, finalizando o acompanhamento do programa Melhor em Casa (EMAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário