Brasil

Brasil

quinta-feira, 2 de abril de 2015

SINPOL LANÇA CAMPANHA EDUCATIVA SOBRE FUNCIONAMENTO DA POLÍCIA CIVIL EM PE


A Polícia Civil de Pernambuco iniciará, a partir do dia 06 de abril de 2015, a campanha “Operação Polícia Cidadã”, cujos objetivos são instruir a população sobre os seus direitos e deveres na relação com os agentes civis e propor mudanças estruturais no funcionamento da instituição em benefício da sociedade.

Em entrevista exclusiva à Rádio Nova Quilombo FM, Rafael Cavalcanti, vice-presidente do SINPOL-PE (Sindicato dos Policiais Civil do Estado de Pernambuco), declarou que o projeto tem, como uma de suas finalidades, alertar a população sobre como agir em caso de necessidade do serviço da Polícia Civil e de explicar as diferenças de ação entre o seu trabalho e o dos policiais militares:

“Boa parte da população não entende a diferença entre os papéis desempenhados pelas Polícias Civil e Militar. O papel do policiamento civil é justamente agir onde a Polícia Militar não conseguiu evitar que o crime ocorresse, investigando as causas e autorias e punindo os responsáveis. A ideia do projeto também é orientar a população sobre seus direitos, como o de ser atendida por um delegado civil sempre que vai a uma delegacia”, explicou.

Além desses enfoques, Rafael também fez críticas à atual estrutura das delegacias de polícia em todo os estado de Pernambuco e à desvalorização dos profissionais, submetidos à baixa remuneração e ao acúmulo de funções, diminuindo a qualidade no serviço prestado à sociedade e acarretando perda no quadro efetivo:

“O que acontece hoje na Polícia Civil é um imenso emaranhado de funções, pessoas de determinados cargos fazendo o serviço de outros, o que acaba prejudicando as investigações. A sociedade é quem paga por isso, pois fica sem um atendimento mais qualificado”, ponderou.

O SINPOL alega, no entanto, que está sempre aberto ao diálogo com o Poder Público estadual para que suas reivindicações sejam atendidas da melhor maneira possível.

Nova Quilombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário