sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Estudante lajedense é selecionado para Parlamento Jovem Brasileiro 2014


Durante toda esta quarta-feira (10) jovens estudantes de Pernambuco participaram de um encontro na Assembléia Legislativa em Recife para processo do qual participarão esse mês na Câmara de Deputados em Brasília. Um dos 4 estudantes selecionados em todo o Estado, está Adeilson Alves de 16 anos, cidadão de Lajedo que enviou um projeto em março, e a próxima etapa é participar de 21 a 26 de setembro do PJB.

Todos os anos a Câmara dos Deputados abrem espaço para que jovens do 2º e 3º ano do ensino médio devem se inscrever no período de março a maio para defender projetos de leis sancionados. Aqueles selecionados vão vivenciar o dia a dia de um parlamentar. O encontro dura 5 dias em que eles visitam pontos cívicos, participam de palestras e workshops. Além de começarem os trabalhos legislativos: tomam posse, instalam mesa diretora, distribuem projetos.


Na décima primeira edição 78 neste ano foram selecionados, dos quais 4 do estado de PE: Garanhuns, Lajedo, Correntes e Recife. Foram 2.079 mil Projetos de lei encaminhados e Pernambuco ficou em 3º lugar no número de inscritos, com 256.

Os estudantes se inscreveram, entregaram seus projetos à diretoria das escolas que por sua vez enviam à GRE, endereçados à Câmara em Brasília. Esses projetos agitam troca de ideias e dão luz à trabalhos que já viraram projeto de verdade e tramitam na Câmara.

Na última quarta (10) Adeilson e seus colegas receberam uma homenagem da presidente da Comissão de educação, Laura Gomes na ALEPE e um exemplar do Manual de deputados. Hoje à tarde recebeu todo apoio do prefeito Rossine e participou junto com ele de uma entrevista em rádio local onde foi convidado a dar uma entrevista na próxima segunda-feira.

Identificação da Unidade Federativa: PE
Parlamentar Jovem: ADEÍLSON ALVES DA SILVA 
Cidade: Lajedo
Escola: Escola Jornalista Manuel Amaral
Emenda de proposição: Dispõe sobre a criação do “PRONAPE”, Programa Nacional Preparatório para o ENEM, no âmbito nacional para alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário