
Entre alguns municípios em evidência em todo estado de Pernambuco, a cidade de Lajedo ganhou status de canteiros de obras pela Revista Total.
A revista destaca a atuação do governo Rossine, tendo como ênfase sua parceria com os governos estadual e federal, como também as ações frente ao quadro caótico que recebeu o município em 2013, sob o título Lajedo em reconstrução.
A reportagem enfatiza o milionário débito que Rossine herdou do governo antecessor, somando uma média de 17 milhões entre fornecedores e impostos. Diante disso, explica o prefeito a revista que sua primeira medida foi a dificílima tarefa de reorganizar as condições financeira do município, em meio as extremas necessidades da população como na saúde e educação, como também a situação das ruas e as condições estruturais dos prédios públicos.
Entre tantas medidas emergenciais, a matéria cita o acordo financeiro com o INSS de aproximadamente 13 milhões, em que não permitia o recebimento de benefícios federais para o município e a busca de recursos para a reforma do CEALA, próximo prédio a ser interditado.
Entretanto, o destaque do prefeito justificou-se justamente pela capacidade de enfrentar os problemas sem deixar de realizar as ações de grande benefício para a população. Investimentos jamais vistos na história do município, como reformas em todas as escolas; Merenda escolar com acompanhamento de qualidade por nutricionista e água de boa qualidade (antes da caixa d’água das escolas); Aquisição de novos ônibus escolares e para passageiros especiais, além da valorização dos profissionais da área de ensino com o pagamento do piso salarial, além de formação continuada para professores de cada disciplina e a implantação da biblioteca ambulante contemplando a áreas rurais.
Na saúde, os avanços apresentados fazem justiça a capa da revista, contando com 25 médicos e proporcionando plantões com dois médicos, a população deixou para trás um passado de tristeza e abandono, pois ainda conta com médicos nos PSFs todos os dias. Além disso, a recuperação do bloco cirúrgico, antes fechado. Também a ampliação de atendimento de exames laboratoriais em 200%. Com tudo isso, o governo se preocupou em agilizar a implantação do SAMU e a reestruturação e limpeza do aterro sanitário e canais do município, que ainda teve como suporte de qualidade de serviço, a valorização dos funcionários da limpeza pública com a efetuação dos direitos atendidos com acréscimo de salário.
Como se os problemas herdados pela última gestão não fossem suficientes para os desafios do novo prefeito, a seca apareceu como um grande vilão da economia do agreste, afetando toda zona rural, em especial, a base econômica de Lajedo, a agricultura e pecuária. Mas a resposta veio com muito trabalho. Em primeira medida foi executada duas barragens com uma retroescavadeira frequentemente parada na última gestão, tendo ainda três tratores também recuperados para servir ao homem do campo. As campanhas de vacinas foram intensificadas chegando ao número de aproximadamente 16 mil animais vacinados. Outra grande ação foi o recorde de distribuição de sementes para os agricultores em toda zona rural.
Reuniões com os funcionários públicos também marcou o início da gestão de Rossine mostrando sempre com clareza os problemas de cada setor e os desafios a serem superados, mas anunciando melhorias para os trabalhadores, a partir das reivindicações dos mesmos, atendendo várias reivindicações e direitos antes nunca atendidos, agindo em primeiro momento com o pagamento de insalubridades e antecipação de salários.
Prefeitura de Lajedo,
Mudando para melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário